Serviço de Informação ao Cidadão

O QUE É A OUVIDORIA?

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e a Defensoria Pública. Ela foi criada para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da instituição, enviar reclamações, sugestões e elogios relativos à nossa atuação. Trata-se de uma atividade de pós-atendimento e seu trabalho não se confunde com o dos defensores públicos e dos demais servidores. O principal objetivo da Ouvidoria é melhorar os nossos serviços, levando em consideração a opinião da população assistida pela Defensoria. Por isso, não deixe de entrar em contato para registrar a sua manifestação, pois ela é muito importante para aprimorarmos nossas atividades.

QUEM É O(A) OUVIDOR(A) E COMO ELE(A) É ESCOLHIDO(A)?

O ouvidor é um cidadão da sociedade civil que reforça a Defensoria Pública do DF com propostas inovadoras para melhorar os serviços da instituição. A construção de melhorias é baseada no contato com o cidadão e nas experiências dele em relação ao órgão

De acordo com o art. 33, da Lei Complementar Distrital n. 828, de 2010, com a redação dada pela Lei Complementar n. 908, de 2016, o Ouvidor-Geral é escolhido pelo Conselho Superior entre cidadãos de reputação ilibada não integrantes da carreira, indicados em lista tríplice formada por integrantes da sociedade civil, para mandato de 2 (dois) anos, permitida 1 (uma) recondução.

O Ouvidor-Geral integra o Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal, com direito a voz. O Conselho Superior é o principal órgão normativo da instituição.

Atual Ouvidora-Geral: PATRÍCIA PEREIRA DE ALMEIDA.

REGISTRE SEU ELOGIO, SUA RECLAMAÇÃO OU SUA SUGESTÃO

Você pode falar com a nossa Ouvidoria:

  • Pessoalmente, no endereço SIA Trecho 17, Rua 7, Lote 45, 2º Andar. Horário de funcionamento: 8h às 18h;
  • Por telefone: 0800 642-8686;
  • Por correspondência: SIA, Trecho 17, Rua 7, Lote 45, CEP 71200-219;
  • Por e-mail: ouvidoria@defensoria.df.gov.br ;
  • Ouv DF - Clique Aqui
  • Pelo e-SIC;

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do DF. Também é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, entrar com recursos, apresentar reclamações em caso de demora na resposta e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso à informação pública. Acesse o e-SIC aqui.

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO

O acesso a informações produzidas e armazenadas pelo Estado é um direito do cidadão garantido pela Constituição Federal.

 

O Serviço de Informação ao Cidadão – SIC é o canal por meio do qual qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer solicitações de informações.

 

Na Defensoria Pública do Distrito Federal você poderá fazer o pedido presencialmente na Ouvidora-geral, no seguinte endereço e horário:

 

 

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC
Endereço Sia Trecho 17, rua 07, Lote 45, cep 71200-219
Horário de Funcionamento Segunda a sexta 8h às 18:00
Responsável pelo SIC Silhiany Grube
Cargo Técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental
E-mail ouvidoria@defensoria.df.gov.br
Telefone 2196-4603
AUTORIDADE DE MONITORAMENTO
Autoridade de Monitoramento Patrícia Pereira de Almeida
Cargo Ouvidora-Geral da Defensoria Pública DF
E-mail Patricia.almeida@defensoria.df.gov.br